Asteroide do tamanho de um campo de futebol passou pela terra por esses dias

No dia 25 de julho, um asteroide do tamanho de um campo de futebol voou pela Terra. De forma inesperada, chegou a estar a 65.000 km da superfície do nosso planeta, durante a sua passagem mais próxima. Esta distância é cerca de um quinto da distância da Terra até à Lua. O asteroide de 100 m de largura apelidado de ‘2019 OK’ foi detetado poucos dias antes de passar pela Terra.

Esta visita surpresa ilustra a necessidade de ser necessário ainda mais olhos no céu.

Asteroide chegou de surpresa sem que os astrónomos soubessem da sua chegada

O asteroide de 100 m de largura, apelidado de “2019 OK”, foi detetado poucos dias antes de passar pela Terra. Contudo, os registos de arquivos do céu mostram que ele foi observado anteriormente, mas não foi reconhecido como um asteroide próximo da Terra.

Assim, a chegada “silenciosa” do 2019 OK ilustra a necessidade de haver ainda mais olhos no céu. Além disso, o astro fornece também uma oportunidade para melhorar as capacidades de reconhecimento de asteroides dos telescópios atuais e futuros, incluindo o próximo ‘Flyeye‘ da ESA.

A ESA observou o asteroide pouco antes deste sobrevoo, solicitando a dois telescópios separados na Rede Científica Internacional Ótica (ISON) para captar imagens da rocha espacial. Um deles é mostrado em baixo, revelando o asteroide – a mancha escura no centro da imagem – movendo-se através de um fundo de estrelas que aparecem como listas fracas.


Observação ESA de 2019 OK através da rede ISON

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *